Camara Municipal de Brava - CABO VERDE
TRADIÇÓES POPULARES
Festas de Janeiro
Estas festas começam a ser preparadas a partir do primeiro Domingo de Dezembro e acabam no dia 6, dia dos reis. As pessoas organizam-se em grupos que se rivalizam pelo grau de organização e animação. Cada grupo tem um nome próprio. Actualmente existem os seguintes grupos: "Ultima hora", Aguias Mistas", "Lingua de Mundo "Beira-Mar","Mocidade" "Triunfador", etc.
Cada grupo compoe a sua marcha que é ensaiada durante o mês de Dezembro o que lhes proporciona momentos de divertimento. No dia de Natal, á tarde, faz-se o último ensaio e ai se recolhem as quotizações para a realização dos bailes de Ano Novo e de Reis. À noite, pelas 19H30, os grupos saiem pelas ruas para se apresentarem ao público.
Esta apresentação contém em si um espirito de disputa muito grande.Ai cada grupo tenta conquistar adeptos pela qualidade da marcha e pela exibição das suas damas: "Badju é dama". Os que oferecem damas mais novas e bonitas terá certamente mais adesão.
A seguir ao Natal começa-se a preparação para o baile de 31 de Dezembro.
Cada grupo tem a sua sala, o seu grupo musical e as suas damas. De duas em duas horas, os grupos trocam de sala, isto é, os cavalheiros de uma sala, acompanhados da música, vão para outra sala. As damas nunca saem donde estão.
No dia 1° de Janeiro, á tarde, faz-se o que antigamente chamava-se merenda onde se serviam xerém na capa, milho verde, fava, arroz com fava e coxido.Actualmente há uma tendência para se realizar bailes que se prolongam até o dia seguinte, em que também há baile, à noite. No dia 5 de Janeiro faz-se como na noite de 31 de Dezembro, para no dia 6 as pessoas amanhecerem nas ruas a darem as Baas Festas .
www caboverde.com